O que o vinho do Messi e do Neymar tem de especial?

 Ontem o Messi postou uma foto no instagram de dois vinhos Vega Sicilia Único safras de 1960 e 1987 da Região de Ribera del Duero, na Espanha. Neymar, sua irmã e a Bruna Marquezine estavam tomando o mesmo vinho, só que a safra era de 1976. Esses vinhos foram feitos com misturas de uvas como o Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Malbec e Merlot.

 A história da Vega Sicilia remonta do século XII quando a Rainha Dona Urraca de Castela e Leão ofereceu a um dos seus mais fiéis vassalos a posse da Quinta Vega-Sicília. Séculos depois ficou conhecida em todo o mundo pela qualidade de seus vinhos. A vinícola foi fundada em 1864 por Don Eloy Lecanda, com o objetivo de produzir vinhos tintos tão bons quanto os de Bordeaux. Naquela época, nos 140 hectares da propriedade, foram plantadas variedades incomuns na Espanha como o Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Pinot Noir. A uva mais respeitada na Espanha é a Tempranillo, sendo o principal ingrediente dos vinhos das regiões de Rioja e Ribeira del Duero. A propriedade mudou de dono diversas vezes e 1982 a família Alvarez adquiriu a vinícola. Em 1903, os vinhos adquiriram boa reputação, ganharam diversos prêmios e foram comercializados internacionalmente.No entanto, o primeiro Vega Sicilia só surgiu por volta de 1915, pelas mãos de Domingo Garramiola “Txomin”. A partir de então, começou a venda de um vinho que, o marquês de Riscal introduzia nos salões das elites.

 Safras antigas costumam ser raras e o Vega Sicilia é um dos melhores produtores da Espanha e do mundo. Por isso, é um vinho muito caro, aproximadamente doze mil reais a garrafa!! O especialista Hugh Johnson comparou os produtores de Rioja Marqués de Riscal e Marqués de Murrieta (Espanha) com Château Lafite Rothschild e Château Mouton Rothschild (França – Bordeaux) e observou que “Vega Sicilia é o Latour; Mas Latour de clima significativamente mais quente e diferentes condições de crescimento da Ribera del Duero”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *