Lugar encantador, vinhos orgânicos e cães que amam as parreiras

       Uma vinícola familiar orgânica e biodinâmica no Alto Cachapoal

 

       Depois de pesquisar na internet, descobri a Tipaume. Enviei um e-mail para agendar uma visita e receber as coordenadas, fui respondida prontamente. Coloquei as coordenadas no GPS off-line e segui viagem.

       A Tipaume é uma vinícola familiar que fica no Vale de Cachapoal, no Chile. Yves Pouzet é um enólogo francês que apostou nos vinhos orgânicos e biodinâmicos para a vinícola Tipaume e conquistou o árduo certificado biodinâmico da Demeter. Não havia dúvidas de que seu trabalho seria reconhecido mais cedo ou mais tarde. Yves é uma pessoa carismática, mas seus pastores são ainda mais legais. Ele nos deu uma aula sobre processo produtivo, sobre o mercado e provamos a evolução de seus vinhos nas barricas. Em seu processo produtivo, utiliza ânforas e segue rigorosos padrões de qualidade.

      A Tipaume possui dois vinhos: O Tipaume e o Grez. O Tipaume é uma mistura de uvas: 60% de Carmenere, 30% Cabernet Sauvignon, 4% Merlot, 3% Lacrima Cristi, 2% Viognier, 1% Malbec. Delicados aromas de frutas vermelhas e negras, chocolate, ameixa e especiarias. Na boca é encorpado, aveludado e com final longo. Pode ser guardado por 8 a 10 anos e servido a temperatura de 14 a 16ºC. Já o vinho Grez tem a mesma composição, porém ao invés de usar carvalho francês, utiliza ânforas para a fermentação. Esta técnica antiga realça a autenticidade do vinho, segundo o enólogo. O vinho Grez recebeu 92 pontos no Guia Descorchados em 2016.

      A vinícola oferece serviço de hospedagem e disponibiliza 4 de seus quartos pelo Airbnb no link: https://www.airbnb.cl/rooms/6912177 . Para mais informações, acesse o site da vínicola www.tipaume.cl
. Portanto, para quem está procurando uma experiência completa em uma hospedagem rústica e familiar, este bed&breakfast é perfeito! Além disso, os vinhos orgânicos da Tipaume são muito bons!

    Espero que tenham gostado dessa valiosa dica! Com certeza está fora do turismo convencional!

    Me contem aqui se estão gostando das dicas, tirem suas dúvidas, ficarei feliz em ajudar! Nos sigam no Instagram e se inscrevam no canal no Youtube!

    Abs,

    Talita

Mapa com a rota partindo de Santiago:

One thought on “Lugar encantador, vinhos orgânicos e cães que amam as parreiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *