Conheça o vinho Xerez

     Caso algum dia queira servir uma taça de vinho Xerez a um amigo, explique o que é antes, caso contrário, seu amigo ficará muito confuso! O vinho Xerez possui uma personalidade forte e incomum, uma surpresa inusitada!

    O Xerez é um vinho fortificado seco, de doçura média ou doce, produzido na cidade de Jerez de La Fronteira, no sul da Espanha. Seu vinho base é um branco seco, neutro, de acidez baixa, produzido a partir da uva Palomino. Porém, depois de um processo especial de envelhecimento chamado solera, muda a sua cor para âmbar ou castanho profundo. O sistema de solera consiste em misturar constantemente vinhos mais novos com vinhos mais velhos.

    Há diferentes tipos de Xerez.

    O Xerez Fino ou Xerez Manzanilla possuem uma cor pálida, são secos e de corpo médio com teor alcoólico de 15%. O vinho mantém sua frescura no processo de envelhecimento graças a uma camada de leveduras chamada flor, que só pode se desenvolver neste nível aproximado de álcool (15%). Possuem notas cítricas, de amêndoas e de panificação (por causa das leveduras). Após o engarrafamento, estes vinhos devem ser consumidos o quanto antes, ou seja, quanto mais frescos melhor.

    Os Xerez Pale Cream são Finos jovens que foram adocicados com suco de uva concentrado.

    O Xerez Amontillado é elaborado a partir de um Fino ou ou de um Manzanilla, que adiciona mais aguardente vínica para matar a flor e assim começar a oxidar. Os Amontillados possuem cor âmbar mais profunda e sabores de frutas secos e são geralmente secos. Alguns desses vinhos são adoçados e, quando o são, possuem no rótulo o termo “Medium”.

     O Xerez Oloroso é fortificado após a fermentação a um teor alcoólico de 18%. Com esse teor alcoólico, a flor não se desenvolverá e a oxidação originará sabores de grãos e notas animais (frutos secos torrados, café, carne). Esses vinhos têm cor castanho profundo, são geralmente secos, porém alguns, são adoçados antes do engarrafamento, constando em seu rótulo “Cream”.

     O Pedro Ximenez é um vinho de Xerez bem doce, elaborado a partir de uvas Pedro Ximenez secas ao sol. São quase de cor preta e têm intensos sabores de frutas secas.

     Quer saber qual é a taça certa para o seu Xerez ou para qualquer tipo de vinho? 

     Acesse: https://blog.vinhopro.com.br/tipos-de-taca-de-vinho/

 

2 thoughts on “Conheça o vinho Xerez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *