Qual é a taça ideal?

Ontem uma pessoa entrou em contato comigo, está abrindo um bar descolado em Curitiba e estava em dúvida sobre qual seria a melhor taça para colocar no bar. Assim, resolvi escrever para ajudar outras pessoas. Vamos lá! =)

O copo é o instrumento que liga a bebida ao bebedor e influencia todos os sentidos: visão, tato, olfato e paladar. Nem é preciso dizer que uma taça adequada maximiza a experiência de uma pessoa conforme o tipo de vinho. Ela foi cuidadosamente criada para realçar os melhores atributos de uma determinada bebida de acordo com suas características. Há taças para espumantes, vinhos brancos, diferentes taças para vinhos tintos (Bordeaux e Borgonha), para vinhos fortificados, taças ISO para degustação… Algumas coisas podem ser exagero, porém, todo o cuidado é pouco na hora de se oferecer uma experiência.

Taça ISO

Em primeiro lugar, uma taça deve ser toda transparente. A haste também não deve possuir cor. Não adianta colocar cores lindas de taças para combinar com a decoração, enxergar a cor do vinho na taça e seu aspecto é parte integrante de uma experiência sensorial agradável (visão). A cor do vinho e seu aspecto podem, por exemplo, nos dar pistas sobre como um vinho foi feito, se ele está envelhecido, qual foi a uva utilizada e até se há a presença de borras. Não há nada mais triste do que tomar um vinho que possui uma cor linda e brilhante em uma taça em que não se enxerga isso.

Em segundo lugar, é importante que a taça seja adequada ao vinho. Quando se toma um vinho em um “copo de requeijão”, por exemplo, se perde a oportunidade de sentir todo o potencial de aroma e sabor do vinho. O olfato é extremamente ligado à percepção de sabor, ou seja, ao paladar. Embora a haste de uma taça permita que o vinho não esquente, além de ser possível observá-lo de todos os ângulos, a ocasião ou o ambiente também podem influenciar a escolha. Por exemplo, em degustações casuais, há quem defenda o uso das taças sem haste, por serem despojadas e mais difíceis de quebrar.

Cristal ou vidro? O Cristal é sempre a melhor opção, for ser mais poroso, aumenta a percepção dos aromas.

E o pulo do gato eu conto só para quem me escrever 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *