Minha experiência como jurada de concurso de vinhos

Trabalhei dois dias como jurada no mais rigoroso e influente concurso de vinhos do mundo: o International Wine Challenge. Aconteceu em Londres, no estádio de Cricket Oval, onde a grama é cuidadosamente cortada e cuidada. Luzes artificiais são utilizadas para o crescimento da grama. Foram dias de um frio agradável e sol, coisa rara em Londres. O que mais me surpreendeu não foi a quantidade de vinhos degustados (cerca de 100 por dia), nem a variedade (espumantes ingleses, vinhos chineses, marroquinos e tantos outros), muito menos a organização impecável e a pontualidade britânica (uma qualidade pouco imitada em nosso país)… Percebi imediatamente que aquela experiência valeria a pena, quando um dos jurados da minha mesa descreveu o que havia acontecido no vinhedo e na parte enológica de um vinho apenas ao degustá-lo em um teste cego. Suas únicas informações eram a região, uvas, a safra, nível de açúcar e álcool. Além de conhecer pessoas experientes, na minha opinião não existe no mundo pessoas mais legais do que aquelas que trabalham na indústria do vinho. O brilho nos olhos é evidente, assim como o bom humor. Na mesa de jurados, havia um senhor inglês que se aposentou e mudou-se para a França com sua mulher, após comprar um chateau em Bordeaux.

No primeiro dia, o objetivo era descartar vinhos que estavam com algum defeito ou tinham uma qualidade muito baixa e indicar os que seguiriam na competição. No segundo dia, era necessário dizer se o vinho merecia medalha e se sim, qual medalha seria apropriada (bronze, prata ou ouro). O juri é composto por cerca de 16 mesas com 5 jurados cada, em que cada um da sua nota e se há algum divergência, cada participante justifica sua nota e defende seu ponto de vista até que as discussões cessem e se entre em um acordo. Posteriormente, essas avaliações são analisadas, discutidas e redefinidas, se for o caso, pelos jurados co-chairman. Portanto, é um processo bastante criterioso que envolve especialistas de diversas partes do mundo e todo resultado é bastante discutido.

Então quando você ver uma medalha de ouro do concurso International Wine Challenge no rótulo de um vinho, pode ter certeza que valerá a pena.

4 thoughts on “Minha experiência como jurada de concurso de vinhos

  1. Gustavo Buske says:

    Boa noite!
    Parabéns pelo site, ótimas matérias!
    Uma duvida; Você se cadastra para ser chamada ao juri?
    Se não, como acontece esta seleção?

    Atenciosamente

    Gustavo Buske

  2. Leonardo says:

    Olá, Talita,
    Já participou de algum concurso no Brasil? Foi seu primeiro concurso de vinhos como jurada? O que você acredita que mais pesou no seu currículo para a escolha?
    Obviamente que pergunto porque tenho interesse em ser jurado de concursos.
    Brindes,
    Leonardo

    • Talita Bragato says:

      Obrigada pelo seu comentário, Leonardo! Eu acredito que experiência no ramo conta, porém não sei qual critério de seleção eles utilizam, mas posso dizer que é bem democrático. Não precisei de indicação. Acredito que aqui no Brasil a indicação tem um peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *