Pinot noir

Hoje quero contribuir para seu conhecimento por meio de um mapa mental da uva pinot noir. Isso o ajudará em testes cegos, bem como entender melhor o que esperar desta variedade.

A Pinot Noir é uma vitis vinífera (espécie mais comum de uva usada para fazer vinhos finos) e é uma tinta nobre. Uma das características que faz uma uva ser considerada nobre é a sua capacidade de expressar o terroir onde é plantada. Seu berço é a Borgonha, mas não deixa de ser cultivada ao redor do mundo (da Nova Zelândia ao Chile e EUA), sendo parte integrante da composição do Champagne.

Uma das suas principais características é ser sensível ao terroir, conseguindo expressar as pequenas diferenças em diferentes solos e microclimas. Por exemplo: a uva tinta da Borgonha é a Pinot Noir, no entanto há diversas apelações (delimitações geográficas) na Borgonha em que a uva Pinot noir expressa suas diferenças sutis.

Outra característica é que é de difícil manuseio, uma uva delicada e mais trabalhosa, geralmente fazendo vinhos com preços mais elevados.

Que tal compararmos um pinot noir de Casablanca do Chile e um de Borgonha? Quais semelhanças e diferenças você encontrou? Coloque nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *