O que são grandes vinhos?

Grandes vinhos possuem equilíbrio entre taninos, álcool, acidez e fruta. Porém, não é só isso! Na minha análise eu também levo em consideração o equilíbrio entre madeira e fruta. Isso porque alguns produtores exageram no uso do carvalho, deixando a fruta e a expressão do terroir em segundo plano. Como isso pode ser bom?! Em minha visão, deve haver uma integração harmoniosa entre todos os atributos de um vinho.

Outro ponto é que tecnicamente um vinho pode ser perfeito, dentro dos parâmetros do laboratório e do que a legislação da denominação de origem exige. Porém, ele pode ser um vinho sem personalidade. Eu encorajo as pessoas a serem curiosas, a buscarem autenticidade, a darem preferência por vinhos com menos intervenção… Eu particularmente torço por vinhos biodinâmicos, porém, sei também que há produtores que fazem o possível dentro de suas realidades. Por isso, é necessário entender o contexto.

É fundamental entender o contexto em que o vinho se encontra, seu propósito, a tradição, o clima, o solo, aspectos relacionados ao processo produtivo da vinícola (inclusive o quesito limpeza e infra-estrutura), entre tantas outras outras influências que compõem o terroir. É saber o que esperar de um vinho de alta qualidade de uma determinada região.

O consumidor tem capacidade de saber se um vinho é bom ou não?! Ele já provou a maioria dos vinhos do mundo, ele tem o conhecimento necessário para entender esse contexto, ele tem o tempo para visitar as vinícolas do mundo todo?! Na maioria das vezes não…

O objetivo de qualquer profissional da indústria deveria ser compartilhar o máximo de informação, ensinar o consumidor a apreciar melhor o seu vinho, orientá-lo a fazer melhores escolhas.

Alguns dizem que vinho bom é aquele que a pessoa gosta. Obviamente, qualquer sommelier ou pessoa que aconselha o vinho deve levar em conta as preferências individuais, porém, o fato é que o consumidor, na maioria das vezes, não sabe avaliar se um vinho é bom, se ele está pagando um preço justo ou se ele está comprando gato por lebre.

É por isso que eu compartilho o máximo de informação aqui e também nas minhas aulas. Espero ajudar você a beber melhor 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *