Os melhores vinhos da Grécia

   Os vinhos gregos

     A Grécia é o lugar dos sonhos para muitos viajantes. Além de toda a beleza, história e cultura, você sabia que lá são produzidos vinhos de elevada qualidade e únicos no mundo? Uma dessas regiões de vinho mais famosas é uma das ilhas mais visitadas na Grécia: Santorini.

Santorini

     Os vinhos mais interessantes da Grécia provém de castas autóctones, adaptadas ao clima quente e árido. Há mais de 200 castas autóctones e quase nenhuma delas é cultivada em outros lugares do mundo. As três castas com maior reputação internacional estão ligadas a três denominações de origem.

Mapa de vinho da Grécia
Fonte: Winefolly

   Naossa DOP

     A casta tinta Xinomavro está ligada a DOP Naoussa, que fica ao norte da Grécia, na região da Macedônia. Esta casta é comparada a Nebbiolo por possuir altos níveis de taninos, bastante longevidade e desenvolver complexos aromas terrosos e de especiarias.

   Nemea DOP

     A casta tinta Agiorgitiko está ligada a DOP Nemea, uma região ao norte do Peloponeso. Os melhores vinhos dessa região tem uma cor rubi intensa, níveis altos de taninos macios, acidez baixa a média e sabores de especiarias doces e frutas vermelhas.

Uva Agiorgitiko

   Santorini DOP

     A casta branca Assyrtiko está ligada a denominação de origem Santorini, uma ilha vulcânica localizada no mar Egeu. As videiras são conduzidas em forma de cesta. Esse formato protege as videiras e as uvas dos ventos fortes de Santorini. Os vinhos secos dessa uva possui aromas perfumados e sabores concentrados de fruta cítrica e fruta de caroço maduras que são equilibradas pela acidez alta da cepa. Os vinhos Assyrtiko rotulados como Nykteri são sempre envelhecidos em madeira.

Videira em Santorini

4 thoughts on “Os melhores vinhos da Grécia

  1. Carlos says:

    Olá, provei o vinho Nemea 2017 à venda no lidl por 1,99€.
    É muito diferente dos vinhos portugueses. Parece-me que leva muita água (pouco encorpado), é adocicado (enjoativo) e “trepa” rápido graças aos 16 graus. Acompanhou uma pizza mas não liga bem. Não foi uma boa escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *