Minha experiência com o WSET 3

     Conclui o WSET 3 em abril de 2018 e posso dizer que não é um curso fácil. Se você já fez o nível 2, saiba que o nível 3 apresenta um grau de dificuldade bem mais elevado. No entanto, o curso foi uma experiência incrível. Degustamos mais de 80 rótulos de vinhos. Degustá-los na companhia de um grupo de alunos experiente é uma oportunidade única.A degustação orientada com professores de alto nível, as aulas contextualizadas e material didático permitem construir uma base sólida de conhecimento em pouco tempo. Após este curso, você terá capacidade de avaliar a qualidade de um vinho, aconselhar e selecionar rótulos, de forma que você poderá descrever as características dos principais vinhos do mundo e saber sobre os fatores chave que influenciam estilo, qualidade e preço.

     Sobre a avaliação

     Na avaliação final, há uma prova de degustação de um vinho tinto e um vinho branco para que o aluno aponte as principais características quanto a aromas, corpo, acidez, taninos, nível de doçura e avalie sua qualidade. Após esta prova, há questões múltipla escolha e depois questões dissertativas.Há um número considerável de questões dissertativas que exigem respostas longas em um curto período de tempo, de forma que o aluno precisa ter o conhecimento na ponta da língua. Ele deve dominar e inter-relacionar temas como climas, geografia, técnicas de viticultura, legislações dos países e suas denominações de origem, características das uvas, entre outros.

     Vinhos degustados

Comparação entre vinhos da Alsácia, Alemanha, Áustria e Hungria.

     Exceto pelo vinho Húngaro, todos esses rótulos são, pelo menos, na avaliação de qualidade, muito bons. Destaque para o segundo, de qualidade excelente, um Riesling de Rheingau, Schloss Vollrads Schlossberg 2012. Vinho em evolução com potencial para guarda. No nariz, damasco seco e querosene. Em boca, lima, limão e pedra molhada.

Degustação entre vinhos da Alsácia, Alemanha, Áustria e Hungria.

 

Carvalhos francês, americano e húngaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *